As aparências enganam!

Eu estava num vilarejo de praia no recôncavo da Bahia, terminando um ensaio autoral sobre Religiosidades que havia iniciado na noite anterior num terreiro de Candomblé. Tratava-se de um evento de despedida de uma mãe de santo idosa, que terminaria nessa praia junto com a entrega das oferendas a Yemanjá.

Finalizada a cobertura ao meio dia, permaneci no vilarejo para almoçar e curtir o povo local entre cervejinhas geladas e frutos do mar, já que estava de férias e de carona (não dirigindo) importante ne!

Certo momento, avistei de longe vindo da orla, uma pessoa com um visual diferente transportando uma caixa de isopor num carrinho de mão. Era um vendedor de picolé travestido, ele vinha em minha direção e mais de perto percebi que sua indumentária era feminina (saia, blusa decotada c sutien), porém, não combinava com seus trejeitos masculinos, onde eu imaginava que deveriam ser mais afeminados.

Garanti uns disparos de longe assim que vi a cena, usando uma 300mm,  com medo de ser reprimido numa área onde eu era vulnerável e tive a idéia de comprar um sorvete com o disfarce de estabelecer uma relação mais confortável com o cidadão.

Durante a compra conversamos bastante, rimos e pedi permissão de fazer umas imagens de perto, depois já amigos, pedi explicação sobre seu visual e ele muito simpático e risonho me relatou sua vida toda.

Era casado, pai de 3 filhos, e que sua própria esposa criou a idéia de travesti-lo com suas roupas, para que ele chamasse mais atenção dos turistas e assim, aumentasse suas vendas, rassalta que ela própria o maquiava e escolhia os figurinhos de cada dia e que os mesmos raramente se repetiam.

Fotografia selecionada no Concurso Nacional de Fotografia do Centro Europeu, sobre o tema: Ditados Populatres em Curitiba Novembro 2011.

Imagem capturada na praia de ITAPEMA – Recôncavo baiano, Sto Amaro –Ba em janeiro de 2011.

Título da foto: As aparências enganam!

 

Uma resposta

  1. Luiz Marcelo Cruz

    Surpresas existem e em muito nos surpreendem divertindo-nos. Sou morador e vizinho em um condomínio em Lauro de Freitas-BA, de um casal, Ananias e Kátia, que cresceram junto com o Personagem da Foto. Ele se chama Gusmão e tive o prazer de conheço-lo no nosso condomínio, onde ele se hospeda e faz alguns “bicos” de lavagem de carro. Além de vendedor, também é funcionário publico municipal de uma escola no mesmo município onde mora. Com se ver estamos diante de brasileiro trabalhador e que usa a criatividade para aumentar suas vendas.

    Um forte abraço,

    dezembro 23, 2011 às 4:09 pm

Deixe um comentário